EDUCAÇÃO

SEE-SP | VIDEOAULA: COMO DEVE SER GRAVADA

Para os candidatos que irão participar do processo seletivo da SEE-SP, que além da prova objetiva terá a prova prática(gravar uma simulação de aula). E por conta disso, muitos candidatos estão com dúvidas de como gravar a aula, quais meios, materiais utilizar nesta aula.

OBS.: Não haverá eliminados no processo seletivo, todas as etapas serão classificatórias. Então, a lista será pela pontuação final(prova objetiva+prova prática).

Então, hoje eu trouxe algumas ideias, além das que já estão prevista no edital. Iremos analisar as regras para a videoaula e ver algumas ideias relacionadas.

DA PROVA PRÁTICA – VIDEOAULA

  • Atenção ao tempo, pois a gravação não será muito longa, tem um tempo mínimo e máximo.Caso seja enviado um video com menos duração do mínimo, o candidato terá uma nota reduzida e se gravar além do máximo, o examinador irá avaliar até o tempo limite. E isso pode acarretar na nota, pois pode faltar a conclusão da aula. Por isso a necessidade de fazer vários testes(gravações), para ver o tempo, se ele está adequado a tudo que você falará na aula, e também observar sua postura, voz.
  • A prova prática terá caráter classificatório e consiste na simulação de uma aula presencial para alunos do ensino básico. A simulação de aula deverá ser gravada em vídeo, com duração de 5 a 7 minutos.

COMO ESCOLHER O TEMA DA MINHA AULA?

  • Para escolher o tema, você deve escolher a habilidade determinada para a sua disciplina, esta consta no edital. No caso para educação especial será estudo caso(situação problema de um estudante com uma respectiva deficiência).
  • O candidato tem liberdade para escolher o tema de sua aula, com base no conteúdo da disciplina de opção de inscrição, desde que atenda a habilidade escolhida, prevista no Anexo V, respeitando o ano/série previsto para a habilidade.
  • Ex: professor formado em licenciatura de matemática. Este candidato irá escolher uma das etapas de ensino(ensino fundamental – anos finais – 6º ao 9º ano ou ensino médio – 1º ao 3º), e dentro da etapa escolhida deve optar por uma das habilidades(que na maioria está uma por turma).

QUAIS APARELHOS DEVO USAR PARA GRAVAR?

O candidato deverá gravar a videoaula, com o lado maior do celular na horizontal, em local bem iluminado e sem ruídos, preferencialmente diante de quadro negro ou quadro branco.

  • Foi colocado celular, pois é um aparelho que a maioria das pessoa possuem. No entanto, pode ser outro aparelho, como por exemplo: câmera digital, notebook, computador de mesa, desde que consiga gravar e converter para o formato exigido.
  • A videoaula selecionada para envio deverá conter o tamanho de até 1 Gb e uma das seguintes extensões: “avi” ou “mp4” ou “mkv” ou “mov”.
  • Atentar-se a posição que está a câmera do aparelho, eu indico fazer com ela virada para você, pois assim você verá a sua posição e o tempo rodando na tela.
  • O mais importante depois da posição da gravação, é a iluminação e barulhos, NÃO deve ter barulhos externos (carro, moto, música, gente falando) e outras pessoas no vídeo, ou seja, só você deverá aparecer e falar na gravação/vídeo.

PRECISO TER UM QUADRO BRANCO/NEGRO(LOUSA) PARA GRAVAR?

O candidato deverá gravar a videoaula, com o lado maior do celular na horizontal, em local bem iluminado e sem ruídos, preferencialmente diante de quadro negro ou quadro branco. Quando diz “preferencialmente”, não é algo obrigatório, mas seria uma boa opção. No entanto, se você não gravar com um quadro branco/negro, você não terá a nota reduzida por isso, pois é um material que nem todos os candidatos têm em casa.

Porém, para quem quer realizar a gravação com um quadro, eu trouxe algumas ideias, algumas são mais caras e outras mais baratas. Com tudo dará a impressão de um quadro(lousa).

1º: Quadro de madeira. Alguns sites vendem com apagador e canetões, e este modelo tem o valor médio de R$135,00 a R$140,00

2º: Adesivo quadro lousa. Esta opsição é um adesivo(colar na parede), tem de vários comprimentos e podem variar preços de R$ 40,00 a R$ 80,00

3º: Cartolina/papel Cartão. Você pode usar a cor que quiser, mas para representar uma lousa, você pode utilizar a cor branca e colar/grudar na parede de 4 a 6 unidades(formato de retângulo). No entanto, os conteúdos teróricos devem ser escritos antes, para depois colar na parede. A cartolina é baratinha, em média de R$1,00 a R$2,00 cada folha. Já o papel cartão de R$ 1,70 a R$2,50.

4º: Televisão. Espelhar os slides na televisão é uma boa opção também, nesse caso seria uma lousa digital ou colocar slides em um pren drive e plugar na sua tv(caso sua tv não dê para mudar o slide com o controle, eu indico testar o tempo da transição de um slide para o outro, enquanto você explica tal assunto, e assim ir ajustando, mas não esquecer que não pode ultrapassar 7 minutos).

5º: Notebook/computador de mesa. Você pode utilizar seu computador ou notebook como sua lousa digital, mas nesse caso seria melhor o notebook, pois você consegue trazê-lo para mais perto da câmera(alunos), para verem alguma imagem e tal.

6º: Cavalete quadro branco. Este modelo também é uma boa opção, você escreverá seu conteúdo e fará sua apresentação. Ele tem o preço em média de R$170,00 a R$200,00.

Agora você pode escolher o melhor custo benefício e arrasar na sua videoaula. Lembre-se não é o “chique” que te trará a nota, mas o bem organizado, iluminado, sem ruídos e dentro das exigências(gestão de tempo: introdução/desenvolvimento/conclusão, desempenho: postura, voz , e a habilidade da sua área). Nesse caso, o simples é tudo, claro que não estamos falamos de um local bagunçado e tal, mas sobre os materiais a serem utilizados.

POSSO UTILIZAR OUTROS RECURSOS PARA ATIVIDADES?

  • Você deve, pois isso ser observado no seu vídeo, mas desde que, esse recurso seja contribuintente para o ensino-aprendizagem do estudante. E não precisa ser nada tão extraordinário, uma simples imagem impressa(gráficos, tabelas, fotos). Claro que quem tiver um notebook, eu indico gravar com o celular e mostrar esse recurso pelo notebook.
  • encaminhamentos metodológicos e recursos didáticos/digitais: verificar-se-á se são utilizadas metodologias que instigam a participação do estudante, aplicando atividades e recursos didáticos/digitais condizentes (Ex. gráficos, esquemas, slides, vídeos etc.) que contribuem para as aprendizagens propostas e que retenham a atenção do aluno.
  • CUIDADO! Caso você queira colocar um vídeo para passar para os alunos, este vídeo não deve ultrapsaar o limite máximo de 1 minuto (Se o candidato incluir algum recurso de mídia em formato de vídeo em sua videoaula, este não poderá ter mais de 1 minuto de duração).Eu indico a não fazer edição nessa parte(cortar sua gravação e colocar o video no meio da sua gravação), o melhor é você com algum aparelho mostrar esse vídeo, ou seja, o candidato deve estar na gravação, pois no edital diz que deverá ter 100% da sua presença na tela.

COMO DEVO PORTAR e FALAR?

A postura do candidato dever ser uma adequada para a sala de aula, desde vestimentas a sua linguagem. Na parte de falar(oralidade), o candidato tem que tomar muito cuidado com gírias, palavras mal colocadas.

CUIDADO! O mais importante, você candidato deverá comunicar-se, quando olhando para a câmera, como se estivesse falando com um aluno na sua frente, então, a verbalidade é direta com o aluno e não o examinador/secretaria de educação/banca organizadora.

Eu separei as partes do edital, que só fala da videoaula, desde as regras e as pontuações em cada avaliação. Segue o PDF deste documento:

VIDEOAULA.PSS_.2025

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