SEDUC-SP| 2025: INSCRIÇÃO para PROFº TUTOR
A Coordenadoria de Gestão de Recursos Humanos e Coordenadoria Pedagógica da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (SEDUC-SP), tornam pública a abertura de inscrições e a realização do processo seletivo simplificado de docentes para atuação no projeto de Professor Tutor nos anos finais do Ensino Fundamental, instituído pela resolução SEDUC n° 46, de 24 de junho de 2024, na rede estadual de ensino por meio de inscrição via Banco de Talentos e entrevista presencial, a ser realizado nas Diretorias de Ensino.
- O presente processo seletivo destina-se à formação de cadastro de docentes para atuação no Projeto Professor Tutor nos Anos Finais do Ensino Fundamental da rede pública estadual de ensino.
- A atribuição de Professor Tutor terá por objeto a realização de trabalho presencial nas Unidades Escolares.
- Poderão se inscrever no presente processo seletivo os docentes efetivos, não efetivos, contratados e candidatos à contratação com inscrição ativa no processo de atribuição de classes e aulas 2025, desde que cumpridas as exigências contratuais constantes deste edital e nas demais normas pertinentes ao assunto.
- O processo de seleção será composto por três etapas: Inscrição via Banco de Talentos, Entrevista e Classificação final.
PROFESSOR TUTOR PARA TURMAS DE ANOS FINAIS
Institui o Projeto de Professor Tutor nas turmas nos anos finais do Ensino Fundamental para desenvolvimento de atividades voltadas à recomposição de aprendizagens, em conformidade com o disposto nesta Resolução.
- O projeto se destina às escolas selecionadas pela Secretaria da Educação de São Paulo (SEDUC-SP) a partir da análise dos dados do IDESP (Índice de Desenvolvimento da Educação do Estado de São Paulo).
- O Projeto prevê a atribuição de aulas, em turmas específicas, a docentes visando a recomposição das aprendizagens em Língua Portuguesa e Matemática.
As escolas selecionadas contarão com um Professor Tutor para recomposição em Língua Portuguesa e Matemática. As turmas serão formadas a partir da enturmação de estudantes de 6° ao 9° ano do Ensino Fundamental que apresentam defasagens nas aprendizagens.
São objetivos do projeto Professor Tutor:
- identificar dificuldades de aprendizagem dos estudantes por meio de sondagem;
- auxiliar os estudantes para superarem defasagens nas aprendizagens apresentadas nos componentes de Língua Portuguesa e Matemática;
- desenvolver habilidades associadas à leitura, escrita e ao letramento matemático;
- apoiar os estudantes para que avancem no seu percurso educacional;
- fomentar a autoconfiança e a motivação dos estudantes.
Como será as organizações de turma?
Nas escolas participantes do projeto serão criadas turmas denominadas +Língua Portuguesa e +Matemática para atendimento aos estudantes participantes do projeto.
- Os professores dos componentes de Língua Portuguesa e Matemática nas turmas das escolas participantes do Projeto, em conjunto com o Professor Tutor, indicarão os estudantes que serão enturmados respectivamente nas turmas de +Língua Portuguesa e +Matemática.
- O Diretor de Escola/Diretor Escolar da unidade organizará as turmas e fará a enturmação dos estudantes indicados pelos docentes de Língua Portuguesa e Matemática na funcionalidade disponibilizada na Secretaria Escolar Digital (SED).
- As turmas de +Língua Portuguesa ou +Matemática serão constituídas por até 15 (quinze) estudantes.
- As aulas das turmas de +Língua Portuguesa e +Matemática devem ocorrer preferencialmente no período de aula regular do estudante, sendo desenvolvidas pelo Professor Tutor.
- As aulas do Projeto deverão ocorrer, preferencialmente no momento das aulas de Língua Portuguesa e Matemática.
- O estudante será enturmado nas turmas de +Língua Portuguesa e +Matemática mediante consulta e autorização prévia dos pais ou responsáveis pelo estudante.
Cabe ao Professor Tutor, juntamente com os professores dos componentes de Língua Portuguesa e Matemática, avaliar a dispensa dos estudantes do projeto de tutoria, considerando, em conjunto:
- o progresso e desempenho dos estudantes nas atividades e tarefas propostas;
- a superação das defasagens educacionais identificadas inicialmente;
- a frequência e participação ativa dos estudantes nas aulas de tutoria.
As turmas de +Língua Portuguesa e +Matemática serão atribuídas ao Professor Tutor de acordo com sua formação e classificação no processo seletivo destinado às turmas de 6° a 9° ano do Ensino Fundamental. As turmas de +Língua Portuguesa e +Matemática terão carga horária semanal de no mínimo 3 aulas, e no máximo de 4 aulas semanais.
Para as escolas constantes nos Anexos I, as aulas das turmas de +Língua Portuguesa devem ser atribuídas preferencialmente aos docentes com as seguintes formações:
- Curso Normal Superior;
- Licenciatura em Pedagogia / Pedagogia para atuação na Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental / Pedagogia – Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental;
- Habilitação Específica para o Magistério (HEM) ou Diploma do Curso Normal de Nível Médio;
- Licenciatura em Educação do Campo, com habilitação em Docência nos Anos Iniciais;
- Programa Especial de Formação Pedagógica Superior, qualquer que seja a nomenclatura do Curso, com habilitação em Magistério dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental.
Na inexistência de docentes com as formações previstas no item 2, capítulo II deste edital, as aulas poderão ser atribuídas aos:
- Licenciados em Língua Portuguesa, com especialização em alfabetização ou letramento;
- Licenciados em Língua Portuguesa;
- Bacharéis ou tecnólogos, com qualificação em Língua Portuguesa, com especialização em alfabetização ou letramento.
Para as escolas constantes no Anexo I, as aulas das turmas de +Matemática devem ser atribuídas preferencialmente a docentes com as seguintes formações:
- Curso Normal Superior;
- Licenciatura em Pedagogia / Pedagogia para atuação na Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental / Pedagogia – Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental;
- Habilitação Específica para o Magistério (HEM) ou Diploma do Curso Normal de Nível Médio;
- Licenciatura em Educação do Campo, com habilitação em Docência nos Anos Iniciais;
- Programa Especial de Formação Pedagógica Superior, qualquer que seja a nomenclatura do Curso, com habilitação em Magistério dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental
Na inexistência de docentes com as formações previstas no item 4 do capítulo II, as aulas poderão ser atribuídas aos:
- Licenciados em Matemática;
- Licenciados em um dos componentes na área de ciências da natureza;
- Bacharéis ou tecnólogos, com qualificação em Matemática.
INSCRIÇÃO
A inscrição do candidato será realizada na plataforma Banco de Talentos, no endereço: https://bancodetalentos.educacao.sp.gov.br, no período das 12h do dia 29/01/25 até as 12h do dia 05/02/25.
ENTREVISTA NAS DIRETORIAS DE ENSINO
No período de 11/02/25 a 21/02/25, os candidatos, inscritos e qualificados, que atenderem a qualificação disposta no capítulo II deste edital serão convocados para uma entrevista com a Comissão de Atribuição da Diretoria de Ensino, cujo objetivo é avaliar suas habilidades e competências relacionadas às funções do cargo de Professor Tutor para os Anos Finais.
A Diretoria de Ensino deverá entrevistar, no mínimo, 3 (três) vezes o número de vagas disponíveis na Diretoria de Ensino, considerando cada componente (Língua Portuguesa e Matemática).
A Diretoria de Ensino deverá publicar o número de vagas disponíveis para cada componente curricular.
Não havendo o quantitativo de 3 (três) vezes o número de vagas, a Diretoria de Ensino deve entrevistar todos os candidatos classificados.
Os candidatos inscritos serão classificados e convocados para entrevista de acordo com o vínculo funcional (efetivos, não efetivos, contratados e candidatos à contratação), respectivamente, tendo em vista a nota obtida na inscrição do processo de Atribuição de Classes e Aulas – 2025.
No momento da entrevista, o candidato deverá apresentar os documentos que comprovem a qualificação exigida (Diploma e Histórico Escolar), de acordo com o capítulo II deste edital.
Para cada objetivo será elaborado um questionamento, com base em um estudo de caso, a ser discutido no momento da entrevista, tendo em vista a/o:
- Gestão do tempo e espaços;
- Integração da prática pedagógica com o desenvolvimento de competências socioemocionais;
- Estratégias e metodologias para uma aprendizagem significativa;
- Diagnóstico e acompanhamento do estudante;
- Uso de recursos educacionais e tecnológicos.
A entrevista possui caráter eliminatório. Os candidatos convocados para entrevista serão “Deferidos” ou “Indeferidos”. Poderá ser encaminhado à Contratação, o candidato que, após a entrevista, for
classificado como “Deferido”. Cabe à Diretoria de Ensino publicar o resultado das entrevistas.
CRONOGRAMA
Das 91 diretorias de ensino do estado de São Paulo, 51 estão com escolas disponíveis. Segue PDF das ESCOLAS DISPONÍVEIS, para o cargo:
SEDUC.SP_.ESCOLAS-COM-VAGA.PROF-TUTOR.2025
PDF completo do edital
SEDUC.SP_.Processo-Seletivo-Interno-para-atuacao-no-Projeto-Professor-Tutor.2025
Página do governo estadual, acerca da implementação do professor tutor, objetivo e demais organizações:
https://atendimento.educacao.sp.gov.br/knowledgebase/article/SED-07866/pt-br